2.6.11

Um ateliê muito especial

Ateliê de modelação em pasta de cerâmica numa sala Teacch (Treatment and Education of Autistic and related Communucation handicapped CHildren) com 6 crianças autistas.



Um desafio muito aguardado. Na EB1 Prista Monteiro, com a intervenção dos alunos que aqui estagiam, dinamizamos um ateliê de modelação em pasta de cerâmica. A princípio renitentes, depressa lançaram mãos à obra. De bola na mão, deram-lhe a melhor forma possível. Amassando lentamente, com quebras ou interrupções mais abruptas, sorriam enquanto olhavam em redor. Entre gritos, sorrisos e gargalhadas, o momento foi simbólico e único. Memorável. Olhavam as mãos sujas e sacudiam-nas, tentando perceber porque estavam assim. O João tocava a pasta e fugia. Depois aproximava-se, agarrava-a, moldando com ajuda e voltava a fugir. Entre o ir e o vir, deambulando pela sala, conseguiu terminar uma peça de arte. Sim, de arte por ser fruto da sua dedicação, simplicidade e persistência. O Francisco, parco em palavras, deu asas à sua capacidade de construir números tridimensionais. Deu forma a vários números, do um ao vinte e poucos. Matematicamente, manobrava a pasta de cerâmica, numa velocidade fenomenal. Formas perfeitas e com qualidade estética, apesar de repetidas. Outros deram forma ao seu pensamento com a nossa ajuda, mão na mão. Da manha na sua companhia, resultaram várias formas tridimensionais que se encontram a secar na sala para que possam ser enfornadas. Quando cozidas, vão ser pintas pelas mesmas crianças, depois vidradas, regressando de novo ao forno. Todos ficaram a ganhar. Foi uma manhã mágica, emotiva e abençoada.
Tell@



NOTA: O Autismo é uma desordem neurobiológica do desenvolvimento que causa discrepâncias ou diferenças na forma como a informação é processada. Esta diferença de processamento de informação afecta a capacidade para compreender e usar a linguagem para interagir e comunicar com as pessoas, partilhar acontecimentos e objectos, compreender e responder a estímulos sensoriais -dor, gosto, auditivos, etc., aprender e pensar da mesma forma que qualquer criança com um desenvolvimento normal.
Os efeitos do Autismo na aprendizagem e no funcionamento pode ir de ligeiro a severo. Estas diferenças de raciocínio e aprendizagem causam confusão, frustração e ansiedade que se expressam em várias formas não esperadas, tais como isolamento, comportamentos repetitivos e pouco usuais e, ocasionalmente, em situações extremas, hetero e auto agressões.

Sem comentários:

Arquivo do blogue