4.6.11

Perdidos por Lisboa…

































Saímos mais uma vez, no encalço dos alunos que estagiam em Alvalade e em Alfama. De metro e de eléctrico chegamos ao coração da capital lisboeta. Em Alvalade tudo calmo. O meu Bruno estava concentrado no seu trabalho, numa postura madura e muito profissional. O seu olhar brilhava de satisfação. Reparei nos desenhos que vestiam o seu bloco de notas. Muito mais elaborados e firmes. Com personalidade. Orgulhosas, descemos até à Baixa Chiado. De eléctrico, subimos até Alfama. Por entre empurrões, vozes estrangeiras e um trânsito infernal, desbravamos até nos sentarmos. Revisitamos a paisagem e, ao longe um paquete estacionado. Descemos nas portas do sol e andamos até à calçadinha da Figueira. Já decorada para os santos populares, resguarda uma loja de cerâmica pitoresca, em tons de amarelo. Cá fora dois dos nossos alunos, a Carla e o Alexandre, pintam em azulejo. Dedicados e rigorosos, devidamente orientados, vão crescendo em sabedoria. Os transeuntes estrangeiros aproximam-se, sorrindo. Fotografam-nos e estes enchem-se de orgulho. O trabalho realizado é já bastante perfeito. Tal como nos referiu a Dª Elisabete, mostrando-nos o que já tinham feito, estes são sem dúvida os melhores alunos que por aqui passaram. Confiaria neles o meu trabalho. São perfeitos e muito rigorosos. Lembro-me de sorrir e lacrimejar. Incrédula, olhei os exemplares já pintados. Dominam a técnica como profissionais. Uns azulejos de pequenas dimensões imitavam a calçada portuguesa (tal como se pode observar na foto). Lindíssimos. Trouxe um exemplar comigo. Mais à frente, na calçada de S. Vicente, o meu Telmo, de avental recebeu-nos com um sorriso enorme. Estava feliz e mostrou-nos tudo o que tinha feito até ao momento: azulejos decorativos de pequena e média dimensão pintados a partir de várias técnicas, taças em barro na roda do oleiro, enformar de diversas peças, etc. Também sobre ele, quem o acompanha teceu os melhores elogios. Ao almoço, no restaurante do Sr. Joaquim, cheios de magia na voz, sentam-se e trocam experiências. São bem tratados e alimentados. Estou orgulhosa dos meus alunos. Valeu a pena acreditar até ao fim. Parabéns a todos.




Tell@

Sem comentários:

Arquivo do blogue